OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

ANARQUISMO -ANARCO-SINDICALISMO

ANARQUISMO / ANARCO-SINDICALISMO

É uma concepção ou teoria política social bastante ampla, cujo elemento central é propugnar a eliminação da autoridade e especialmente do Estado. O anarquismo considera qualquer forma estatal como obstaculizante da liberdade dos homens. É uma concepção carregada de profundo humanismo , contra a coação externa sobre o indivíduo, e a exaltação de um ideal absoluto de liberdade. Os anarquistas estiveram com Karl Marx na fundação da I Internacional, entrando em choque com o mesmo posteriormente.

Históricamente o anarquismo desempenha um papel estratégico na emergência do Movimento Sindical em quase todos os países, com forte base na Itália (Arturo Labriola), com (George Sorel), na França e grande influência na Espanha. Na América Latina desde o México até a Argentina o anarquismo constituiu-se na matriz histórica do sindicalismo.

A tese fundamental do anarquismo é a da independência com respeito aos partidos políticos. Esta posição foi motivo de fricção permanente com os socialistas e comunistas no campo sindical. Foi no Congresso de Amiens (1906) que o bloco anarquista fez triunfar a denominada Carta de Amiens que afirmava a vocação revolucionária do sindicalismo, sua independência dos partidos políticos e estabeleceu a greve geral como meio de ação, estratégia. O sindicato de agrupamento de resistência deveria transformar-se em agrupamento de produção e de distribuição, base da organização social, observe-se que neste contexto econômico se aproximou às proposições do cooperativismo. Na Guerra Civil Espanhola (1937) implantaram comunas anarquistas, as quais buscaram transformar-se em embriões de sociedades anarco-sindicalistas. No Brasil os anarquistas realizaram alguns experimentos no final do século.

O advento da Revolução Russa, o impacto deste acontecimento e o processo de industrialização, a legalização e institucionalização dos sindicatos, assim como, a violenta perseguição aos anarquistas devido aos seus métodos de luta da Ação Direta, eliminou-os da cena sindical. O enfrentamento com os comunistas, e suas diferenças com respeito ao Estado e outros aspectos teóricos contribuiu para o declínio da sua presença na área sindical. Seus teóricos mais conhecidos são: Saint-Simon, Bakunin, Kropotkin, George Sorel, Arturo Labriola.

Com a crise de exclusão social do capitalismo, com as experiências fracassadas do socialismo real nos debates atuais estão presentes muitas das teses e métodos históricos do anarquismo. O anarquismo sob novas formas, esta presente nas questões da ecologia, da auto-gestão, da autonomia, da oposição ao controle partidário dos sindicatos, na questão do poder local e no próprio movimento sindical.

Nenhum comentário: