OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

AÇÃO )sindical, reivindicativa, acordo)

AÇÃO

Na economia “ação” se refere a um documento que registra que seu possuirdor é tem direito a uma fração do capital ou lucros de determinada empresa e é negociado na Bolsa de Valores. Existem diversos tipos: portador (igual que cheque ao portador sem nominar o dono), ordinária (direito ao portador eleger a diretoria), preferenciais (tem direito a receber porcentagem fixa dos lucros antes de distribuir dividendos), nominativa (pertence exclusivamente à pessoa nominada) endosáveis (podem ser negociadas mediante endosso, ou seja, assinatura do proprietário).


AÇÃO REIVINDICATIVA
No campo sindical, ação reivindicativa é a ação de todos os dias, a ação de curto prazo, pela melhoria das condições de trabalho; por aumentos salariais; pela participação nas atividades e as ações dos trabalhadores. Geralmente toda organização sindical tem seu plano ou plataforma reivindicativa para o curto, médio e longo prazo. Todos os trabalhadores tem necessariamente que assumí-las, de forma que tenham um sentido, que sejam reivindicações suas, do contrário, não são próprias dos trabalhadores, ainda que possam ser realmente necessárias. A ação reivindicativa se orienta a conquistar a realização das reivindicações coletivamente determinadas.

AÇÃO SINDICAL
Refere-se aos meios ou instrumentos que utiliza o sindicalismo para conseguir seus fins, tanto imediatos como a longo prazo. São todas as atividades que desenvolvem os trabalhadores no movimento sindical em prol dos seus objetivos. São expressões de ação sindical: a negociação coletiva, a greve, as operações tartaruga, a ação representativa (jurídica), a ação organizativa, a ação reivindicativa, a prestação de serviços etc.

A ação sindical é o próprio eixo da dinâmica sindical, portanto, deve ser reflexiva e coletiva e não de elites. A ação deve apoiar-se em estruturas adequadas ao âmbito histórico, econômico e politico onde opera o sindicato. A maquina sindical que implementa a ação deve contemplar: os homens, a estrutura de funcionamento, os recursos financeiros, perspectivas claras, estratégias, métodos e meios.
A ação do movimento sindical expressa a tarefa cotidiana e fundamental de atacar e solucionar os problemas e necessidades dos trabalhadores na perspectiva de um projeto histórico alternativo. E um processo crítico, de conflito e consenso ao interior das atuais estruturas sócio econômica, é portanto, a aplicação do poder organizado dos trabalhadores para conseguir seus fins.
Históricamente, a ação direta foi um dos primeiros meios empregados pelos trabalhadores; a greve e suas formas foi o instrumento que permitiu lentamente aos trabalhadores conquistarem um espaço de legitimidade para sua ação dentro dos marcos aceitáveis da legalidade.

ACORDO
É o resultado da reflexão sobre um assunto, que depois de haver sido debatido e analisado, os trabalhadores chegam a um consenso. Os acordos são sempre aprovados por uma maioria de votos podendo ser tomados em congresso ou assembléias e diretorias. Os acordos votados democraticamente devem ser cumpridos pelo conjunto dos membros da entidade.

Acordo também é o resultado a que chegam o sindicato dos trabalhadores e os representantes dos empresários sobre os pontos ou aspectos reivindicados em uma pauta de negociaão. Na tradição do Brasil estes acordos obedecem procedimentos legais normatizados pela Justiça do Trabalho (Veja: Dissídio).
A tendência no campo das relações entre o capital e o trabalho é aumentar o "sistema de livre negociação" com menor interferência do Estado.

Nenhum comentário: