OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

autor walter tesch

WALTER TESCH
O autor é brasileiro nascido em Campos Novos, Santa Catarina. Foi presidente do Diretorio Central de Estudantes Secundários de Brasilia em 1966 e 1967. É Mestre em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica do Perú e Licenciado em Sociologia pela Universidade da República do Uruguai. Estudou cooperativismo e propriedade social, acompanhando o processo de reformas do governo militar peruano do general Velasco Alvarado. Sua Tese de Mestrado aborda a autogestão de empresas administradas por trabalhadores.

Realizou trabalhos profissionais em instituições internacionais: CELATS - Centro Latinoamericano de Trabalho Social-Perú, atuando em educação e pesquisa, publicando diversos textos sobre autogestão e seguridade social. Foi membro da Universidade dos Trabalhadores da CLAT - Central Latinoamericana de Trabalhadores-Venezuela, atuando intensamente na formação sindical e estudos de conjuntura política nos diversos países da América Latina e Caribe, ocasião em que foi correspondente da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. No ISWC - International Social Walfare Conseil foi assessor da Vice-Presidência para a América Latina, participando em eventos e ministrando cursos sobre gestão de ONGs em vários países. Realizou visita técnica para conhecer as políticas sociais do Canadá e atuou na Conferência do ISWC, realizada no Marrocos.

Entre 1979 e 1986 foi diretor do IPROS - Instituto de Promoção Social, contribuindo para a constituição e implantação da CAT - Central Autônoma dos Trabalhadores. Coordenou a formação sindical, relações institucionais e projetos, com ativo intercâmbio internacional.

Atuou como consultor de vários sindicatos e no CREA/SP-Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Entre 1989 e 1993, foi assessor de formação e desenvolvimento de politicas na CGT - Confederação Geral dos Trabalhadores, participando do processo do “Entendimento Nacional”, que envolveu sindicatos, empresários e governo Collor. Entre 1993 a 1996 trabalhou na Força Sindical, apoiando tecnicamente sobre os temas globais do trabalho e assessorando as atividades no MERCOSUL, setor informal e cooperativismo.

É filiado ao Sindicato de Jornalistas de São Paulo, colaborou com “Destaques CORECON”, do Conselho Regional de Economia. Coordenou duas teleconferência nacional, diversas publicações e vídeos sobre Cooperativismo de Trabalho. Publicou a “Enciclopédia Sindical e do Trabalho”, reeditada como “Dicionário do Trabalhador” pelo SINE/SP, em 1994.
É conferencista, abordando temas do Trabalho, Sindicato, Cooperativismo, Relações Internacionais. Atuou como facilitador no “Programa IDEAL” do SEBRAE/SP, na temática do “Associativismo e Cooperativismo: Formas de Organização Social”.
Foi membro do Conselho da USP - Universidade de São Paulo, em representação dos trabalhadores, por 3 períodos, integrou o “Forum Capital e Trabalho” coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados-US

Nenhum comentário: