OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

BALANÇO SOCIAL NAS COOPERATIVAS

BALANÇO SOCIAL NAS COOPERATIVAS[1]

O Balanço Social é a metódica sistematização e avaliação da informação correspondente às dimensões sociais, respeito aos fins e objeto da cooperativa, seu impacto comunitario, exposto em um documento Público. Estas informações podem ser transformadas em dados quantificados através de indicadores sociais. Estas informações amplas, precisas e objetivas constituem o Balanço Social.

É um balanço complementár aos estados contábeis tradicionais. Pode também ser a contabilização monetária dos gastos na área social, mas no caso da cooperativa trata-se de uma avaliação da “função social” cooperativa, tomando como matriz os sete Princípios, tal como aplicados na prática. Utilizando as contas contábeis internas da cooperativa, temos como exemplo: serviços aos sócios e familiares, estabilidade, absenteismo, estrutura dos repasses, tempo de trabalho, educação cooperativista, tempo de descanso, assistência a assembléia, informação dos sócios, nível educativo, etc. Aspecto sistêmico e na comunidade: filiações a entidades de segundo grau, atividades de integração, presença na comunidade, relações de alianças, geração de postos de trabalho. No cooperativismo o Balanço Social oferece um instrumental para qualificação das cooperativas, muito mais efetivo que “um selo”, com ambíguos critérios classificatórios para que uma cooperativa reúna tais méritos.
O Balanço Social joga um papel público de difusão do cooperativismo na comunidade, e por esta razão também está sendo amplamente utilizado pelas empresas privadas.
[1] El balance social en las cooperativas (evaluación sistemática del impacto social). Alberto l. Bialakowsky, GF Martinez e Maria Duprat., Ed. Colegio de graduados en cooperativismo, Buenos Aires, 1984

Nenhum comentário: