OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

BANCOS (OS DIVERSOS TIPOS)

BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)

O BID e uma instituiçãoo financeira de caráter intergovernamental criado em dezembro de 1959 no contexto dos processos de integração econômica das Américas. Foi um poderoso instrumento do processo de industrialização no continente. Tem grande peso na economia e nas finanças do continente. Politicamente é um dos tantos instrumentos que permitiu expandir aceleradamente no pós II Guerra as formas avançadas da produção industrial. Agora, no período de crise internacional jogara um papel de equilíbrio buscando sanear as finanças. Recentemente o BID integrou como sócios paises Europeus propiciando maior integração com a União Européia. O BID tem apoiado projetos sociais e diversos eventos sindicais sobre o tema do “Diálogo Social”. (ver OEA: www.oas.org

BANCO MUNDIAL
O Banco Mundial, também conhecido como “Banco Internacional de reconstrução e Desenvolvimento BIRD) é composto da “Associação Internacional de Fomento" e a "Corporação Financeira Internacional" . O Banco Mundial foi criado com a Conferência Monetária e Financeira de Bretton Woods em 1944(a mesma conferência que criou o F.M.I-Fundo Monetário Internacional), a qual consolidou o Sistema Financeiro Internacional baseado no dólar, tal sistema entrou em crise de convertibilidade no começo da década de 1970.

O BIRD é um órgão especializado vinculado as Nações Unidas, são sócios quase 200 paises, contudo, o poder de decisão é controlado pelos paises industrializados (6 paises, 49% dos votos). O Banco Mundial trabalha sintonizado com o Fundo Monetário Internacional. O apoio do Banco Mundial aos grandes projetos de infraestrutura facilitou a expansão e implantação das empresas transnacionais. Foi importante na sua estratégia o conhecido Robert MacNamara, também ex-executivo da Ford e, ex-chefe do Departamento de Estado Americano. Nos últimos tempos o Banco Mundial tem sofrido pressão de organizações da sociedade civil, no sentido de evitar financiar projetos econômicos que impactem negativamente o meio ambiente. Por esta razão o Banco Mundial tem apoiado projetos de impacto social.
http://worldbank.org , www.imf.org,

BANCO (comercial,, offshore)
Existem especialidades entre os bancos, investimento, rural, hipotecário, etc. O Banco Comercial é uma modalidade, também conhecido como banco de depósitos, é o tipo mais comum de banco, faz operações de depósitos, empréstimos a curto prazo, descontos, saques, cobrança, câmbio. Também presta serviços de transferência, cobrança de impostos e taxas, etc.

BANCO CENTRAL
É o “banco dos bancos e do próprio governo”, tem a função de assegurar a estabilidade da moeda, monopoliza a emissão, fiscaliza os bancos. No Brasil o Banco Central foi criado em 1964, substituindo a SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) e funções sob o controle do Banco do Brasil. Entre suas funções realiza compra e venda de título públicos, recebe depositos compulsórios, administra as reservas nacionais

Nenhum comentário: