OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

BBB BALANÇA COMERCIAL & BALANÇO DE PAGAMENTOS

BALANÇA COMERCIAL.

É a outra parte das contas nacionais. Recebe este nome a confrontação contábil dos intercâmbios comerciais entre o país e o exterior, a importação (compras) ou seja, o que se compra no exterior e a exportação (vendas), aquilo que vende-se a outros paises. O resultado refere-se um ano e pode ser positiva quando o país exporta mais e negativo quando as importações são maiores, se diz também superávit e déficit.

CONTA CAPITAL. Inclui os deslocamento de moedas, créditos, títulos, registra as transações, os investimentos diretos e indiretos no país, saída de recursos das empresas nacionais, parte ou totalidade da Dívida Externa, entrada e saída de capital de curto prazo. A soma das transações correntes e da CONTA CAPITAL resulta do SALDO final do BALANÇO DE PAGAMENTOS.

BALANÇO DE PAGAMENTOS
Recebe este nome a confrontação contábil das contas nacionais no referente às transações econômicas e financeiras entre os residentes no país(empresas, governos e indivíduos) com o exterior durante um ano. Quando representa “déficit”, significa que enviou para o exterior mais recursos do que recebeu. Para fechar as contas do balanço, vende reservas ou pede empréstimos. O Fundo Monetário Internacional (FMI), define a balança de pagamento como: "a contabilidade sistemáica de todas as transações econômicas que realizaram-se durante um determinado período entre sujeitos econômicos do país e sujeitos econômicos do estrangeiro". Uma das principais tarefas do FMI É evitar que o "déficit" da balança de pagamento dos paises endividados desequilibre o sistema financeiro internacional, ou seja, que os paises paguem as dívidas.

Nenhum comentário: