OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 11 de março de 2008

BLOCOS ECONOMICOS & POLÍTICOS

BLOCOS

No aspecto político o cenário internacional esteve dividido em blocos, ou seja, um conjunto de paises, unidos geralmente em torno a um deles que possui o caráter de hegemonico, com intenção de enfrentar-se ou concorrer com outro bloco. Exemplo: a antiga União Soviética, tinha na Russia o pais hegemonico do bloco oriental, os Estados Unidos o país hegemonico do bloco ocidental. A política de blocos tem na potências hegemonica os alinhamentos de diversos países dentro do bloco que hegemoniza.

A política de blocos impactava também o campo sindical, o alinhamento se expressava nas centrais sindicais internacionais, ao bloco oriental se alinhava: A F.S.M (Federação Sindical Mundial) ao bloco ocidental a CIOSL(Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres). Como consequencia destes alinhamentos havia também o “bloco dos não alinhados”.

No aspecto econômico-político toma força as associações entre países, após a guerra fria, a UE(União Europeia) e nos anos 90 surge o NAFTA (basicamente Estados Unidos e Canada), o MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), PACTO ANDINO, CARICOM (Caribe) a CEI (Comunidade dos Estados Indepeneentes) articulados com 12 dos 15 países que formavam a União Soviética, a APEC (Cooperação Econômica da Asia e do Pacífico). Os Estados Unidos impulsam a ALCA(Área de Livre Comércio das Américas) (ver:www.alca-ftaa.org, www.apecsec.org.sg, www.aseansec.org, www.caricon.org, www.nafta.net

Nenhum comentário: