OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

sábado, 8 de março de 2008

COOPERAÇÃO E PODER

COOPERAÇÃO E PODER

A natureza do poder muda com as condições materiais e subjetivas na história do homem. Antigamente tinha poder quem dispunha de força bruta; quando a agricultura era a base da vida, quem tinha terra tinha poder. Com a indústria, o poder está com quem detém determinados meios de produção. Na era do capital financeiro, quem tem dinheiro tem o poder.

Um fator tem estado permanentemente presente junto às dimensões do poder e hoje se torna mais evidente: é o poder do conhecimento, a cooperação. Este é um fator de poder ao qual os mais frágeis podem ter acesso sem dispor dos outros fatores. O cooperativismo tem sua base neste princípio e por essa razão se torna mais vigente, mais atual.

Como fortalecer este “poder do conhecimento” ? A chave é a atividade do Comitê de Educação Cooperativista. Isso foi enfatizado e sublinhado sempre pelos precursores. Na cooperativa, as pessoas é que são o ativo e não as “coisas”. A rede de relações das pessoas do grupo é que constitui a riqueza; a atitude de cada sócio, o que ele faz para promover o grupo é a riqueza, é a força. É isto também a solidariedade: eu melhoro, se ajudo os outros a melhorarem.

Nenhum comentário: