OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

CUSTOS NA COOPERATIVA DE TRABALHO

CUSTOS NA COOPERATIVA DE TRABALHO (exemplos)

A construção unificada, teórica e fundamentada de custos-padrões é de extrema importância para o cooperativismo de trabalho ter credibilidade nas discussões da sua “função social” e também junto à sociedade e governo. Existem enormes disparidades e falta de transparência. Há cooperativas que estão fazendo contratos pelos quais o cliente entrega vale transporte, cesta básica, uniformes, que não fazem parte da composição de custos. Há caso de contratos diferentes, na mesma cooperativa, com distribuição de vantagens diferentes para iguais atividades. Cooperativas de um mesmo Estado, isolada de outras cooperativas, em um mercado artificial de oferta e demanda, sujeito a imposições do capital e com baixa capacidade técnica de negociação do valor trabalho dos seus associados tende a desaparecer. O trabalho e encargos têm sido itens do argumento do negociador.

Soluções possíveis: Formar comissão de cooperados para estratégias de definição de custos, estudar e acumular dados do DIEESE, pisos salariais, comparações com o mercado e conhecer o perfil do cliente, enfatizar a “estratégia ganha-ganha” e qualidade para a comunidade. Estabelecer várias categorias de composição unidade de custos do trabalho por núcleos de atividades e determinar níveis de negociação com o mercado, desenvolver argumentações e evitar deprimir o “valor trabalho”. Se necessário, contratar assessoria para negociar e fechar contratos. O quadro abaixo é um exemplo dos patamares mínimos que a cooperativa deve considerar ao elaborar a planilha de custos
.Itens a contemplar
%
Observações

Remuneração do trabalho (retirada, repasse)


Base: mercado
Fundo para descanso
8.3%
Individual vota na AGO/AGE
Imposto de Renda na fonte
1.5%
Recuperar depois p/sócios
Seguro de vida, DIT, Acidente, Funerário
3% (+/-)
Variável de acordo interesses
Contribuição individual ao INSS
20.0
Lutar para redefinir
Contribuição ao INSS retido Lei…
15%
(o contratante), lutar p/redefinir
Capitalização
8.0%
Indivisível, fortalecer a coop
Custos administrativos
10.0%
Variável a cada caso
ISS individual do cooperado, não da
Cooperativa
Variavel
Opor-se com ação na justiça

FATES: de Lei para educação, assistência
Variável
Vigiar para que coop aplique

CRÉDITO

No comercio, quando alguém adquire um bem, serviço ou dinheiro imediato, mas paga posteriormente recebe a denominação de crédito. Estas operações envolvem diversos conceitos e modalidades de concretização. Quando o crédito é de dinheiro, alguém ganha só usando o dinheiro, envolve implicações até filosófico religiosa. A Igreja Católica censurou quem vivia de emprestar dinheiro. O Crédito Subsidiado é um tipo de empréstimo feito pelo Estado a uma taxa de juros menor que a vigente no mercado, são criados mecanismosa para beneficiar grupos econômicos através de fundos compulsórios, gerando uma distribuição e acumulação de riquezas questionável.

Nenhum comentário: