OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

DEMOCRACIA

DEMOCRACIA

Vem do grego “demos” que significa povo e “krateia” que significa governo, expressa a idéia de que o poder pertence ao povo. Desta concepção vem a idéia clássica de que democracia é o governo do povo. Comumente é referida somente na sua dimençãoo política.

A idéia de Democracia é tão importante e fundamental, para a convivência humana que quase todos os sistemas políticos incorporam seu conceito nos discursos. Muitos golpes de Estado ou ditaduras são realizados em nome da Democracia.

Democracia Burguesa, esta denominação tem origem histórica, a emergência da burguesia como classe dominante especialmente durante a revolução francesa (1789), está associado a concepção de democracia política enfatizada pelo Liberalismo. É muito frequente escutar-se a denominação de Democracia Formal para caracterizar o sistema político onde praticamente a única forma de participação ou consulta popular é a escolha de representantes para as Camaras Municipais, Assembléias Legislativas, Poder Executivo, etc, através de eleições, onde a continuidade de controle dos eleitos não está previsto. Esta democracia também se chama representativa.

Democracia Real, é o significado da Democracia que desejam os trabalhadores e cidadãos, especialmente depois dos últimos anos de regimes ditatoriais e autoritários. Uma Democracia Real no plano econômico, político, social e cultural. Uma democracia que não seja só uma forma de governo, ou sistema político, mas também uma forma de convivência social, com descentralização do poder, tanto do aparelho do Estado como do Capital.

Nenhum comentário: