OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

DIVISÃO DO TRABALHO

DIVISÃO DO TRABALHO

O termo divisão do trabalho começa a aparecer nas obras que estudam o surgimento da revolução industrial no século 18. Um primeiro estudo (1767) de Adam Ferguson fala da divisco do trabalho como causa da diferenciação social, devido a diferença de ocupação que isto implicava; logo Adam Smith analizava a divisão do trabalho desde o ponto de vista econômico e operativo, analisando as tarefas, o trabalho em série no sistema produtivo.

Foi Karl Marx quem integrou estas duas aproximações dos conceitos de divisão do trabalho para precisar as duas abordagens:
a)a primeira chama divisão social do trabalho, ou seja, as diferentes tarefas que os indivíduos cumprem em uma sociedade (econômica, política, ideológica,etc) e que são realizadas em função da situação que estes indivíduos possuem na estrutura social;
b)a segunda, chama divisco técnica do trabalho, que é a divisão do trabalho dentro de um mesmo processo de produção o trabalho especializado. Os processos de automatização e informatização do processo produtivo estão tornando-se formas extremas de divisco técnica do trabalho.

Nenhum comentário: