OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

EDUCAÇÃO SINDICAL

EDUCAÇÃO SINDICAL

A reprodução de uma sociedade, de uma organização, se dá através da coerência de objetivos comuns, compartidos coletivamente. Nesta reprodução a transmissão de valores e habilidades através da educação e da capacitação joga um papel fundamental. No Brasil a capacitação sindical é imediatista e errática, os sindicatos e centrais carecem de sistemas de educação sindical articuladas.

A educação, capacitação e formação sindical tratam de um amplo conjunto de questões direta e indiretamente vinculado aos trabalhadores, com todos os problemas da sua vida cotidiana em todas as dimensões, como as de suas aspirações culturais e projetos de futuro. Cobre esta capacitação o tema histórico, tendências ideológicas sindicais, teoria sindical, organização, ação sindical e aspectos da prática, tais como: planejamento, administracao, comunicação, negociação, campanhas, trabalho militante de equipe, etc. A capacitação dos trabalhadores pelo seu sindicato é um fator básico da prápria reprodução da organização, é também um desafio cotidiano de flexibilidade e adequação as necessidades das conjunturas. As transformações econômicas, sociais e políticas pressionam cada vez mais as estruturas sindicais para ampliar e dinamizar seus sistemas de educação.

Os sistemas de educação sindical vem na realidade suprir, na formação e capacitação, os conteúdos que o sistema de educação formal controlado pelo Estado nunca iria prover. A eficiência e eficácia da ação das organizações sindicais tem relação direta com seu sistema educativo.Uma política de educação sindical constitue-se de critérios e orientações provenientes da política geral da organização sindical, geralmente definidos nos congressos, as quais contemplam os problemas de desenvolvimento da organização para alcançar seus objetivos.

Os grandes sindicatos e centrais sindicais tendem a constituir sistemas de educação sindical constituídos de políticas e estratégias de capacitação em diversos níveis, com estruturas complexas, recursos humanos e materiais. Mais recentemente, em função de fundos públicos como o do FAT as Centrais e Sindicais ingressam na área de qualificação e requalificação para o trabalho, com contéudos de cidadania, habilidades básicas e específicas. Ainda são desconhecidos os resultados destas ações. A OIT possue um denominado “Serviço de Educação Operária”, tem promovido cursos, publicados textos e uma revista permanente denominada “Educação Obreira’.

Nenhum comentário: