OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

EMPRESA

EMPRESA

A empresa é uma unidade produtiva ou negócio, é uma atividade realizada por homens e no sistema econômico capitalista está baseada na livre iniciativa individual para a obtenção do lucro. A empresa é também a unidade econômica que articula os fatores do trabalho, da natureza e do captital para a produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades do homem.

Como uma empresa é uma unidade produtiva para satisfazer as necessidades do mercado toma as mais diversas formas, adequando-se as etapas históricas da evolução da organizacao da produção, às mudanças tecnológicas e as novas técnicas de organização. Existem vários estudos clássicos que dão conta de alguns eixos importantes das transformações da empresa, entre outros: J. Burnham (Revolução dos Diretores), J. K. Galbraith ( O Novo Estudo Industrial), Christian Palloix ( As Firmas Multinacionais e o Processo de Internacionalização).

Certamente o fenômeno mais importante no Pós-II Guerra Mundial(1945) que vai em sintonia com a concentração e integração do capital é a emergência dinâmica das empresas multinacionais associadas ao capital financeiro. A IBM (Internacional Bussiness Machines), a Microsoft são exemplos de unidades econômicas transnacionalizadas: com milhares de funcionários, maiores que muitos país. As novas tecnologias da microinformática, as telecomunicações e os transportes, etc. esta mudando rápidamente as estrutura, dimensões, dimensões e formas de funcionamento das empresas.

Os sindicatos procuram desenvolver estratégias com respeito às empresas multinacionais. “El Contrapoder Multinacional, La Réplica Sindical” de Charles Levinson e Ação Sindical Frente às transnacionais (CMT). O sindicalismo internacional tem na ação frente às multinacionais, uma das suas principais atividades.

O debate e experiências alternativas sobre: Empresas de Propriedade), Social, Empresas de co-gestão, de autogestão, Empresas Cooperativas e Empresas Comunitárias, Empresa Pública são expressões de outro foco na abordagem da EMPRESA e sua função na sociedade

Nenhum comentário: