OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

ERGONOMIA

ERGONOMIA

É a atividade ou ciência dedicada ao melhoramento das condições do trabalho humano, em função da capacidade e limitações reais dos homens que trabalham. A ergonomia propõe-se à adaptação e otimização da vida de trabalho (operações físicas, máquinas, sistemas de mecanismos, meio ambiente de trabalho, método de organização) as exigências biológicas, físicos e psíquicos do trabalhador. A ergonomia busca com este objetivo promover um trabalho conjunto de especialistas das mais diversas disciplinas: fisiólogos, psicólogos, médicos do trabalho, engenheiros, arquitetos, etc.

Como tudo, na realidade, esta disciplina pode orientar-se em uma linha de humanização do trabalho ou pode ser utilizada para incrementar a produtividade e aumentar os lucros. Os instrumentos da ergonomia podem, portanto, enfocar o comportamento do trabalhador no ambiente do trabalho com o objetivo parcial de otimizar o funcionamento e o desenvolvimento do processo produtivo, enfatizando o resultado da produção e não o produtor mesmo ( o trabalhador).

A ergonomia possui um instrumental de análise e um enfoque que pode proporcionar um marco de referência explicativo e operativo do processo de produção sob o controle e direção do homem e nco o contrário. Pode permitir às organizações de trabalhadores, um estudo científico do trabalho, com avaliação das tarefas, a qualificação de postos, avaliar os problemas da produtividade da automatização, etc., e auxiliar o processo de reinvindicação e negociação de acordos coletivos de trabalho mais justos. A ergonomia pode, também, intensificar a exploração da força de trabalho.

Nenhum comentário: