OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

IDENTIDADE COOPERATIVISTA

IDENTIDADE COOPERATIVISTA

Um elemento básico da identidade cooperativista é a própria definição do que é uma COOPERATIVA construída ao longo de anos pela ACI (Aliança Cooperativa Internacional) e aprovada pelo cooperativismo mundial. A identidade de fundamento, de organização e de prática é o que permite identificar numa cooperativa a diferença de entidade que não é cooperativa, apesar de ter estrutura legal ou ter a denominação de cooperativa.

“Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas, unidas voluntariamente, para atender suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns, por intermédio de uma empresa coletiva e democraticamente controlada”.

Outra dimensão da identidade cooperativista são os valores: As cooperativas se baseiam nos valores da ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, eqüidade e solidariedade. Seguindo a tradição dos precursores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos outros. Finalmente, o dia-a-dia, a prática, vai operacionalizar o conceito de cooperativa, baseado nos valores, seguindo os 7(sete) Princípios do Cooperativismo. A educação cooperativista deve promover, ampliar e aprofundar o significado de cada um dos conceitos expressados nos elementos formadores da identidade cooperativista. (Ver: Princípios, Normatização)

Nenhum comentário: