OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

MODELOS DE GESTÃO COOPERATIVA

MODELO DE GESTÃO COOPERATIVA

Ao menos internamente, o modelo de gestão cooperativista é essencialmente diferenciado da gestão privada, ainda que participativa ou de co-gestão. Trata-se de um modelo de autogestão e propriedade social dos cooperados. A base do modelo de gestão é suportada: a) pelos princípios e fundamentos do cooperativismo, as pessoas são valores prioritárias ao capital e este é só um valor instrumento; b) pela Lei e Normas legais do marco nacional; e c) procedimentos, registros e controles diários dentro dos principios e normas legais.

O modelo de gestão na cooperativa não dissocia ou separa o projeto social e a área empresarial. Para o exterior a cooperativa funciona com critérios empresariais equivalentes a outras empresas no mercado; para o interior o projeto social é a continuidade, eficiência e qualidade de vida dos cooperados. Considera-se portanto, a participação e satisfação interna das pessoas e a eficácia externa com metodologias gerenciais adequadas. Portanto, o modelo de gestão cooperativa sem participação dos cooperados não é cooperativa. Cooperativa sem eficiência no mercado, deixa morrer o projeto social cooperativo. O fracasso da gestão cooperativa se encontra sempre em algum destes eixos.

Nota: As cooperativas sociais italianas têm sido estudadas como um modelo de gestão setorial exemplificante. O CGM-Consócio Nacional da Cooperação Social Gino Martelli, articula no inicio do ano 2000, 48 consórcios regionais, associando 800 cooperativas sociais de tipo A e B. Uma pesquisa sobre o CGM foi publicada em 1999 por Franco Angelli Editore com o titulo “Il Campo di Fragole: reti di imprese e reti di personae nelle imprese sociali italiane” de vários autores, 300 páginas.

Nenhum comentário: