OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

NAÇÃO

NAÇÃO

Desde o ponto de vista social e político, Nação é uma realidade construída, por um conjunto de seres humanos, que além de ter um lugar (território) comum de nascimento, tem uma série de características que os identificam e os distinguem dos demais povos: raça, idioma, costumes tradições, história, religião, música, hábitos alimentícios, etc.

Como regra geral a Nação como formação histórica se concretiza em um processo de integração que conduz a formação de grupos territorialmente estáveis e caracterizados. Esta regra não é universalmente aplicada. A Suiça não possui unidade geográfica, linguística ou de crença, e constitue uma Nação. Antes da formação do estado de Israel, os Judeus não possuiam território, mas tinham outros componentes de uma comunidade nacional.

A formação das nações européias atuais, se consolida com a Revolução Francesa depois de um lento processo histórico. No continente americano a emergência dos Estados- nacionais se dá pela ação independentista de um conjunto de caudilhos que articulam forças contra o domínio colonial.

Constata-se, especialmente na Europa, uma renúncia de aspectos da soberania nacional para impulsionar a unidade continental primeiro do Mercado Comum Europeu, depois União Européia e até passapor e moeda comum. ver:Integração.

Nenhum comentário: