OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

NEGOCIAÇÃO

NEGOCIAÇÃO

Negociar é vender uma mercadoria e nesta venda conseguir o melhor preço e obtendo a satisfação de ambas partes envolvidas. Qual a mercadoria que vende o trabalhador? A sua força de trabalho!
A venda se faz mediante contrato individual, pois quando o trabalhador entra a trabalhar ainda não conhece o Sindicato, mas na negociação de reajuste ou aumento salarial quem faz é o Sindicato e de forma coletiva.

O sindicato não negocia só salarios, negocia melhores condições de vida e trabalho. A negociação é a expressco de uma ação político-sindical, que envolve estratégias, táticas e relações de forças, objeto, portanto de atento estudo e acompanhamento por parte de empresários, técnicos e sindicalistas.

Uma negociação envolve diversas fases ou etapas, desde a preparação da opinião pública, aos próprios integrantes do movimento sindical. Este é um passo prévio da negociação própriamente dita. O objetivo da negociação é encontrar uma solução para um problema, buscando evitar a confrontação desgastante; o processo implica a preparação das forças como se o confronto fosse desencadear-se caso a negociação não chegue a produzir uma solução satisfatória. Uma negociação é um nível de confrontação que exige capacidade e desempenho dos dirigentes, estes tem que escutar sua base social, pesar e ponderar as opiniões; tudo dentro de um processo educativo e democrático. Esta é uma característica de princípios da negociação no movimento sindical, ainda que não praticada com frequência. A negociação em gabinetes fechados ou a atitudes envalentonada tem deixado experiências negativas. Devemos recordar que o empresário negocia diariamente; preços na compra, na venda, com o governo, etc. No conjunto dos setores e ramos da economia existem peculiaridades e momentos melhores ou piores para desenvolver uma negociação, isto implica que a organização necessita ter pleno conhecimento destas características para aproveitar os momentos favoráveis.

Nenhum comentário: