OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

OLIGOPÓLIO - MONOPOLIO

OLIGOPÓLIO/ MONOPÓLIO

O termo Oligopólio vem do "Oligoi" (poucos) e "poleo" (vender) é a situaçãoo em um mercado, em que alguns poucos produtores abastecem a demanda, cada um possuindo parte da oferta total. No oligopólio não existe o denominado "livre mercado", os produtores como são poucos, combinam e determinam o preço, não existe a oferta e a demanda livres.

O termo Monopólio vem de "monos" (um só) e "poleo" (vender). E a situação em que um só controla a oferta de um produto. Também é o caso em que a oferta de uma indústria se concentra em um único vendedor, o monopolista. O vendedor tem possibilidade de influir no seu preço e na quantidade de produção porque seu produto é único e sem substituto.

A formação de um monopólio baseia-se na possibilidade de controlar a produção ou a distribuição de uma mercadoria ou um grupo de mercadorias (cimento, cerveja, informática, etc.). Como se obtem esta situação? Pela imposição de uma lei, por taxação fiscal, integração vertical de um produto, agrupação horizontal, fixação de preços e divisão de mercados ou imposição de preços aos varejistas. Devido aos monopólios e oligopólios existe a afirmação de que hoje a economia de mercado livre é um mito.

Nenhum comentário: