OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

ORGANIZAÇÃO SINDICAL

ORGANIZAÇÃO SINDICAL

A organização sindical é o conjunto de trabalhadores articulados em uma estrutura sindical (ver) com funções e responsabilidades específicas. Esta estrutrura é um conjunto de partes relacionadas entre sí para cumprir objetivos determinados. Estes objetivos estão nos estatutos ou carta de princípios da organização.

Uma organização exige: homens (no caso do sindicato são os trabalhadores); fins e objetivos (são os programas, as propostas e plataformas sindicais traduzidas em programas de ação); estruturas (são partes, desde a estrutura de poder (assembléias, diretoria executiva e congressos) até estrutura funcional operacional (secretaria geral, de finanças, de campanha, de imprensa e propaganda, etc.). Uma organização necessita normas de funcionamento (estatutos e regulamentos) e permanência (a organização é um instrumento que se reproduz no tempo até alcancar os objetivos).

A estrutura dos órgãos da organização sindical está constituida primeiramente pelos sócios articulados em assembléias ou congressos, esta é a instância legislativa, logo vem a instância de direção e execução constituída pelas diretorias executivas sob a direção do presidente, em terceiro lugar temos o poder fiscalizador representado pelo conselho fiscal. (ver: Vertical e Horizontal).

Nenhum comentário: