OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

PRODUTIVIDADE

PRODUTIVIDADE

É a medida do quanto o trabalhador produz em um determinado período de tempo com as ferramentas e equipamentos que manipula em comparação a um período de tempo anterior. Existem várias medidas de produtividade:
1- Produtividade Física: é calculada com base na quantidade de produtos e servíços gerados por hora de trabalho. Temos automóveis por horas, tantos cheques compensados por hora, tantas chamadas telefônicas por hora, etc. A variação de quantidade de produtos gerados por trabalhador, entre um ano e outro é a produtividade física do trabalhador.
2- Produtividade Monetária: é calculada com base no valor, em dinheiro, gerado numa determinada atividade produtiva. Descontando-se do preço de venda da mercadoria, os custos de produção, encontra-se o lucro bruto da empresa. O valor gerado na atividade é o lucro bruto mais os salários pagos, pois todos os outros custos de produção (energia, materiais, etc) são pagos a outras empresas que fornecem os materiais ou serviços.

O lucro bruto mais os salários pagos formam o valor gerado ou o valor adicionado. Da variação do valor adicionado por trabalhador* entre um ano e outro temos a produtividade monetária do período.

Nenhum comentário: