OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

REFORMA REFORMISMO

REFORMA / REFORMISMO

A reforma é uma mudança parcial de uma ordem social, de um regime político sem afetar os aspectos fundamentais que possam transformá-lo em outro diferente. A reforma é uma mudança com caráter mais ou menos acelerada de uma parte da sociedade. Esta mudança acontece em um período relativamente curto, é uma mudança planificada e inspirada em uma proposta de determinada força social. É a mudança de partes ou aspectos de uma sociedade, por exemplo: reforma agrária, reforma de educação, reforma de Estado, etc. A reforma tende a ajustar, a corrigir situações parciais ou desajustadas da sociedade.

O conceito de reforma tem sempre polemizado com o conceito de revolução. São associados, mas são diferentes; como exemplos históricos de revolução temos: a Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Russa de 1917; e de reforma a Revolução Inglesa de 1688 e a Independência Americana. Estas duas últimas respeitaram a ordem anterior, liberando e estimulando os aspectos positivos. As medidas de reforma sem mudar totalmente as estruturas sociais implementam medidas de ajustes que robustecem o sistema estabelecido.

O Reformismo, com frequencia utilizado despectivamente, é a qualificação dada aos movimentos sociais ou políticos que lutam para mudar determinados aspectos de uma sociedade sem pretender mudanças totais. As correntes reformistas estão presentes no interior dos movimentos revolucionários e no seio do próprio capitalismo impulsando mudanças sociais (Franklin Roosevelt em 1932 com o "New Deal" foi um reformista do sistema capitalista).

Nenhum comentário: