OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

SALARIO REAL

SALÁRIO REAL

É expresso pela quantidade de bens e serviços que o trabalhador pode comprar com o salário que recebe a cada mês. Se esta quantidade diminui, o salário real estará caindo; geralmente isto ocorre quando os preços dos produtos e serviços sobem sem que os salários subam na mesma proporção e no mesmo tempo.
a) Salário Indireto - são as compensações, em dinheiro ou não, dadas ao trabalhador, seja pela empresa ou pelo governo. Por exemplo: se uma empresa fornece refeição grátis ou vale refeições, ao seu empregado, ela estará pagando um salário indireto. Se o governo fornece transporte gratuito ou abaixo do custo (vale transporte) ele estará subsidiando um salário indireto. É uma forma de melhorar o padrão de vida do trabalhador não implicando no pagamento de maiores salários ou custos diretos para o empresário.
b) Política Salarial é um conjunto de leis ou decretos que norteiam o comportamento dos salários de um país. Pode se resumir a uma política de salário mínimo ou abranger todos os salários de uma economia. Os trabalhadores devem participar na elaboração da política salarial, quando exista.
c) A distribuição salarial é a estrutura de salários de uma empresa ou país. Podemos avaliá-la pela concentração de salários em determinados níveis de recebimentos em moedas ou por sua relação com a média salarial e com o piso salarial.

Nenhum comentário: