OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

SALÁRIOS (RELAÇÕES)

SALÁRIOS (RELAÇÕES)

Diversos termos são utilizados constantemente com relação a salários, tais como:
1. REAJUSTE: O reajuste salarial é a correção do salário feita para recuperar as perdas provocadas pelo aumento do custo de vida num determinado período. Como os preços sobem diáriamente, o trabalhador vai perdendo poder aquisitivo até o próximo reajuste. Para que um salário não tenha o seu poder aquisitivo diminuido, ele deve ser corrigido, no mínimo, pela variação do custo de vida.
2. AUMENTO: é a correção dos salários acima do crescimento do custo de vida de um determinado período. Quando isto ocorre dizemos que houve crescimento do salário real (ver). O aumento salarial pode ocorrer seguindo o crescimento da produtividade (ver) sem haver motivo para aumento de preços. Mesmo quando sobem acima da produtividade, não é inevitável o aumento de preços, desde que os empregadores aceitem reduzir sua participação na renda gerada (ou seja, reduzir seu lucro).
3. ARROCHO: Se denomina arrocho salarial quando o reajuste salarial fica abaixo do crescimento dos preços dos produtos e serviços consumidos pelo trabalhador, ou seja, reajuste abaixo do custo de vida de um determinado período. Quando isto ocorre, dizemos que houve queda no poder aquisitivo dos trabalhadores, queda do salário real. Os trabalhadores brasileiros tem tido, desde 1964, fortes arrochos salariais. Em alguns períodos mais intensos e em outros menos intensos, mas com os salários sempre arrochados, tanto que a participação dos salários na Renda Nacional baixou de 60% para menos de 30%.

Nenhum comentário: