OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

SINDICATO

SINDICATO

A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, "Sindicus" denominava-se ao "procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação, no grego "syndicos" é aquele que defende com justiça.

O sindicato está associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade. E uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades comuns. A matriz histórica da organização sindical atual está sintonizada com o desenvolvimento industrial que tem por base a "Revolução Industrial" na Inglaterra no final do século XVIII e começo do XIX, onde se gestou o "sistema capitalista" atual e se instaurou a economia de mercado.
O sindicalismo é o sistema de organização político-social dos trabalhadores, tanto urbano industrial, como dos rurais e dos serviços, por meio de sindicatos. Nos seus duzentos anos de história, o sindicalismo foi impactado por diferentes concepções ideológicas e teorias de ação, sendo possível a construção de uma tipologia bastante ampla, assim como, expressões políticas e históricas: anarquistas, socialista, reformista, comunista, populista, etc. O importante no entanto, é que desde então o movimento sindical - conjunto de práticas sociais dos sindicatos com características próprias de cada país - adquiriu um peso social e uma força institucionalizada decisiva nos contextos nacionais. Como movimento social, o sindicalismo não é estático, está constantemente transformando-se e criando novas formas de organização e ação. Nas sociedades atuais dos países em industrialização a teoria e a ação sindical está diante de significativos e novos desafios devido a emergência rápida de novos atores sociais, tanto no campo como nas cidades, as transformações da economia e das instituições.

Nenhum comentário: