OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

sábado, 8 de março de 2008

CLASSE SOCIAL

CLASSE SOCIAL

Na sua acepção política, classe social é um grupo ou conjunto amplo de seres humanos que encontram em uma igual situação social ou em situação semelhante respeito a propriedade ou de meios de produção, distribuição e apropriação dos bens de consumo. Existem outras formas de definir classe social, mas esta é a mais difundida genérica e útil para compreender o problema. A titulo de exemplo informaremos que Karl Marx distinguiu em grandes linhas 5 classes sociais no capitalismo: proprietários latifundiários, burgueses, pequenos burgueses, grupos camponeses e proletários. A análise de classes e comportamentos nas realidades concretas é um problema mais complexo.

A classe trabalhadora é aquele conjunto submetido à condição de assalariado, sem propriedade de capital e meios de produção. O fator objetivo é ser uma pessoa que vive do seu próprio esforço e não explora o trabalho de outros. O aspecto subjetivo e ter consciência da situação comum e tomar consciência da solidariedade que una os que objetivamente sofrem as mesmas condições, passando a organizar-se para lutar pela sua promoção coletiva.

Consciência de classe é o processo pelo qual uma pessoa situa-se consciente e solidariamente dentro de uma classe, como resultado da compreensão que adquire da função que esta classe cumpre dentro da sociedade. Uma consequência prática de uma autêntica consciência de classe é lutar para mudar o papel e função desta classe (caso do trabalhador na sociedade capitalista) ou para manter e aprofundar o papel que já possue (caso da classe burguesa na sociedade capitalista), ao considerar o problema da consciência de classe estamos valorizando também alguns aspectos psicológicos e culturais na teoria das classes sociais.

Conscientizar é o processo pelo qual a classe trabalhadora eleva seu nível de consciência, passando da consciência mágica aos niveis superiores de consciência crítica e política. Existem diversas formas na história através das quais os homens se diferenciam uns dos outros, pela cor (diferença Étnica), pela casta (grupo previlegiado ou não) a que pertencem, pelo religião,etc. Todos no entanto, fundamentam poder e previlégios.

Nenhum comentário: