OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

PODER

PODER

O conceito de poder é estratégico na vida social e política. Segundo a definição clássica de Max Weber (cientista social alemão) significa: "Toda possibilidade de impor a vontade própria, inclusive contra uma determinada oposição, nco importando em que se baseia esta possibilidade, dentro de uma relação social". O Poder pode basear-se na influência, na persuasão, na manipulação e o mais comum é o uso da força bruta. Quando o poder é legitimo é denominado frequentemente como autoridade. Se existe a possibilidade que uma pessoa ou grupo encontre obediência em outras pessoas ou grupos se diz que tem domínio. O conceito de poder desempenha diferente papel na ciência política, sociologia, teoria das organizações, relações internacionais, psicologia, etc.

O poder é uma relação entre pessoas ou grupos (organizações), uma relação de mando e obediência. O poder nem sempre é claro, aparece disfarçado, oculto, por ex.: o poder dos meios de comunicação, do Sistema Escolar, são instrumentos poderosos no controle social.

Tanto para análise, como para a ação político-sindical, ainda que seja uma unidade, o poder pode ser classificado em 4 dimensões: econômica, política, social e cultural. O primeiro é o controle dos meios de produção, dos bens e servicos necessários para a existência, o segundo é o grau expressão organizativa dos grupos, para o controle e influência no aparelho do Estado (instância de maior condensação ou concentração do poder) em função dos seus projetos políticos ou interesses até particulares, o terceiro é o conjunto de recursos econômicos, organizativos, objetivos e subjetivos que dispõe um grupo ou classe para influir nos destinos de uma sociedade; neste sentido se menciona o poder social da classe trabalhadora, o quarto, o poder cultural, também denominado "poder espiritual", expressa sua capacidade de influir atrav]s do domínio de idéias, crenças, conhecimentos, etc. Todas estas expressões de poder podem ser usados de maneira coativa, por ameaças ou em forma de persuasco. O poder também pode ser atribuido a um país, sendo então denominado poder nacional, incluindo todas as suas dimensões antes mencionadas.

Para os trabalhadores é necessario o reconhecimento da existência e das diversas formas de manifestação e os recursos do poder. Pensar que poder é parte essencial das relações entre os homens e como a sexualidade, não pode ser extirpado. O poder não está em um só lugar (por exemplo: aparelhode Estado), ainda que existam lugares de maior concentração de poder. O poder é objeto de apropriação social de distribuição, de descentralização, por isto, se relaciona com a concepção de : auto-gestão, a democracia real ou centralização. O desafio também é a construção do poder social dos trabalhadores. O poder não é um fim, mas um meio, um instrumento ao serviço de um projeto político-social, mas é mais frequente ele ser fim que meio. (ver: Auto-gestão, política, Estado)

Nenhum comentário: