OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL

FMI - FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

O FMI foi criado em 1945 como uma organização internacional independente. A sua relação com as Nações Unidas está definida no acordo de cooperação mútua que entrou em funcionamento em 1947. Foi criado a instâncias dos Estados Unidos na Conferência Monetária celebrada em Bretton Woods em 1944. O propósito desta conferência, como é sabido, foi promover uma economia mundial aberta, tendo como centro Washington. O dólar americano desde então passou a ser a moeda de referência universal.

Os objetivos explicitos do FMI são: Promover as cooperações monetárias internacionais, expandir os comércios e a estabilidade dos sistemas cambiais; colaborar para estabelecerem um sistema de pagamentos multilaterais e atenuar qualquer desequilibrio grave na Balança de Pagamentos dos seus membros, colocando a sua disposição recursos devidamemte garantidos.
Recordemos que com a crise do sistema criado em Bretton Woods, em1971, quando Nixon decreta a inconvertibilidade do dólar, o FMI entra em crise. A crise do endividamento fortaleu sua função coordenara dos interesses do capital financeiro internacional.

O poder de voto no FMI mede-se de acordo com a contribuição do país ou de vários países que podem reunir-se para chegar a uma quota. por exemplo: Os Estados Unidos controlam pouco menos do 20% dos votos, enquanto Zambia e várias nações africanas tem em conjunto apenas 1 (um) voto. O poder do FMI deriva do poder do seu capital (que tem sido aumentado em função das crescentes dívidas externas) e das possibilidades de impor condições aos países devedores, geralmente estas condições são: redução dos déficit dos gastos do governo, da expansão do crédito (inflação) e dos salários reais. Em resumo: O FMI é uma espécie de “Sheriff” à serviço do grande capital (que nunca recorre a ele), especialmente o capital financeiro. Em função de critérios supostamente técnicos exigem aplicação rígida de seus programas estabilizadores com efeitos sociais negativos (desemprego, diminuição salarial, falências da pequena e média indústria nacional).

Alguns banqueiros internacionais estão preocupados: o remédio pode matar o doente. Os trabalhadores tem exigido a democratização desta e de outras organizações internacionais e um lugar para fazer escutar a voz dos trabalhadores no momento das suas decisões. ver: Banco Mundial (www.imf.org)

Nenhum comentário: