OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

MUDANÇA SOCIAL

MUDANÇA SOCIAL

As ciências sociais tem se dedicado constantemente a explicar e fundamentar as bases, as razões, das mudanças sociais, procurando oferecer elementos para o homem intervir nestas mudanças.
As teorias sobre as causas das mudanças sociais tem sido muito diversas e ainda hoje não existe unanimidade. O certo é que as teorias que explicam o desenvolvimento da história humana, destacando a predominância de fatores naturais e fatores ambientais (como clima e raça) perderam crédito ou tem poucos seguidores.

Dentro das teorias que sublinham que os fatores determinantes das mudanças sociais nascem no seio da própria sociedade, duas linhas destacam como fatores determinantes das mudanças sociais aspectos diferentes. Uma, representada pelo alemão Max Weber, destaca como força motriz mais importante o fator espiritual, o papel das idéias na determinação das estruturas econômicas. Outra, representada pelo também alemão Karl Marx, que destaca a esfera econômica como determinante. No início do desenvolvimento das ciências sociais Herbert Spencer e Augusto Comte assumiam a tese de uma evolução linear da sociedade, Spencer via o processo similar a uma evolução orgânica em uma complexidade crescente até chegar a uma comunidade global. Mais pessimista Herbert Spencer afirmava que a existência humana é uma serie de vaivens, como ondas de um grande oceano, as grandes culturas apareceriam, chegam às alturas, e depois desaparecem dando lugar a outras novas em um ciclo de infância, amadurecimento, velhice e morte. O defeito e o atrativo das teorias clássicas é sua ampla generalidade explicativa mas de difícil comprovação concreta. O certo é que estas teorias de mudança social proporcionaram idéias valiosas para compreender o desenvolvimento social. Hoje o estudo da mudança social pesquisa todo o tipo de mudanças em diversas esferas sociais, e os efeitos e adaptações que vão provocando; considerando-se os fatores tecnológicos, políticos, econômicos, ideológicos, demográficos, como potenciais transformadores. Hoje existem conhecimentos acumulados que permitem interven_ ões parciais na sociedade e mudanças planificadas com maior segurança que no passado.

Nenhum comentário: