OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

ORIT (organização regional inter-americana do trabalho)

ORIT (ORGANIZAÇÃO REGIONAL INTER-AMERICANA DO TRABALHO)

Antecedentes. Como expressão da "Doutrina Monroe" do presidente Monroe: "América para os americanos", no campo sindical esta tese foi impulsada pela AFL dos Estados Unidos, logo depois da I Guerra (1918), com a criação da COP-Confederação Operária Panamericana (Fundada pelos EUA, México e 4 países do Caribe). Seu primeiro presidente foi Samuel Gompers da AFL. A COP desaparece em 1934, pois um mês antes do seu VI Congresso em 1929 a AFL pede aos EUA que intervenha em Cuba para defender os interesses de cidadãos norte-americanos, esta posição, mais a política nacionalista da AFL limitando a migração latino-americana aos EUA, cria o impasse da desarticulação da COP.

Depois da COP o sindicalismo norte-americano, impulsa uma nova articulação sindical em 1948, estimulando a criação da CIT-Confederação Interamericana do Trabalho, a qual se confronta com a CTAL, esta sob a hegemonia dos PCs. A CIT irá transformar-se na ORIT em 1951, já como regional interamericana da CIOSL (Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres) fundada em 1949.
A ORIT, no contexto da luta contra as ditaduras e os processos de aberturas democráticas, desde o final da década de 1970, passou por debates e fricções internas entre a influência do sindicalismo americano e as tendências social-democratas dos sindicatos ligados aos partidos aderidos à Internacional socialdemocrata da europa e através dos secretariados profissionais europeus de tendência social- democrata. No Conselho de Abril de 1980, a direção da ORIT sublinhou a necessidade de um trabalho conjunto com os partidos social-democratas. O modelo sindical da ORIT aproximou-se ao clássico "modelo reformista" com variações nacionais, tendo assumido nos seus congressos posições modernizante de um sindicalismo sócio-politico. A ORIT até 1994 tinha sua sede no México, transferindo-se posteriormente para a Venezuela.As Centrais Sindicais do Brasil, CUT, CGT (Confederação) e Força Sindical são filiadas a ORIT/CIOSL

Nenhum comentário: