OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

TRABALHISMO

TRABALHISMO

O conceito do trabalhismo vem da origem do "Labourism" (inglês), que quis expressar o mundo ideológico e político do "British Labour", isto é, do movimento político dos sindicatos britânicos. O conceito de "laborismo" ou trabalhismo, abrange as idéias que concebem a pugna social da era capitalista como uma luta de classes entre o capital e o trabalho, sustentando que o "sistema capitalista" tem que ser susbtituido por um "sistema de trabalho". Em um sentido amplo, trabalhismo significa um movimento, todas as formas de ação, política e econômica, dos grupos organizados de assalariados, para melhorar suas condições de vida e trabalho.

O movimento trabalhista foi a matriz dos movimentos socialistas europeus, fundamentando tanto a ação partidária como a ação sindical. Em resumo, trabalhismo é um movimento social e político que tem no trabalho sua base doutrinária. O trabalho é a fonte original da riqueza e a relação básica da vida social, onde os valores do trabalho não seriam somente econômicos, mas políticos, culturais e éticos.
No Brasil, na decada de 1930, através de Getúlio Vargas, implementou-se um projeto de ideologia trabalhista, cuja peculiaridade foi não emergir das organizações dos trabalhadores, nem dos partidos políticos, mas da imposição do Estado. Hoje, no Brasil, quase todos os movimentos políticos-sociais reivindicam seus fundamentos doutrinários como trabalhistas.

Nenhum comentário: