OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

EMPREGO (RELAÇÕES)

EMPREGO (RELAÇÕES)

a- Rotatividade é a medida do número de trabalhadores que passa pelos postos de trabalho de uma empresa num determinado período de tempo. Uma pequena empresa que tenha apenas uma máquina e que tenha dispensado o trabalhador que operava esta máquina e tenha contratado outro no lugar terá substituído 100% de seus empregados: 2 trabalhadores ocuparam um único posto de trabalho num mesmo ano. Portanto, a rotatividade nessa empresa será de 100%.
b- Sub-emprego é em função da ausência de proteção social, como o seguro desemprego, o trabalhador desempregado é obrigado a aceitar qualquer trabalho (bico, quebra-galho, bocada, etc). A este trabalho que normalmente está associado a ausência de carteira profissional assinada e a baixa remuneração da-se o nome de sub-emprego.
c- Desemprego é a existência de trabalhadores disponíveis para o trabalho, a procura de emprego, sem conseguir colocação. O desempregado pode ser um trabalhador que perdeu seu emprego e não conseguiu, ou uma pessoa, por exemplo, um jovem, que está procurando seu primeiro emprego e não encontra ocupação.Seguro-desemprego é a garantia de renda ao trabalhador que perdeu seu emprego e portanto, a possibilidade de se sustentar. É também uma garantia de renda ao trabalhador que não conseguiu entrar no mercado por falta de oferta de trabalho. Geralmente é um pagamento realizado pelos governos em base a fundos financiados por tributos contribuições. No Brasil este fundo é o FAT(Fundo de Amparo ao trabalhador), 20% da Contribuição Sindical, PIS, COFINS, Contribuição sobre Lucro conformam o Fundo de Amparo ao Trabalhador

Nenhum comentário: