OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

MILITANTE

MILITANTE

O que é, e o que faz um militante ou ativista sindical? É aquele trabalhador que mesmo não sendo da Diretoria da entidade, conhece o que é o sindicato, a categoria, sabe explicar e orientar seus companheiros. Ao militante, também se diz, as vezes, quadro sindical, ele é um instrumento de mudança e tem um perfil determinado pelo seguinte índice:

1- A preparação ou formação do militante. Ele assume as propostas e projetos da entidade. Articula estas propostas com o dia a dia. Forma-se como pessoa, estuda e capacita-se.
2- O militante realiza trabalho em equipe. Aprender e ensinar e sua tarefa. Discute e aplica as idéias na sua àrea de ação.
3- O militante deve aprender a OBSERVAR a realidade, vendo todos os aspectos. Na empresa, as condições de trabalho. No bairro as condições de vida, etc. Se expressa: pela palavra, nos contatos pessoais, nas assembléias.
4- A vida não dá para experimentar tudo (praticar), muitas coisas conhecemos por: Aprender das experiências dos outros (perguntar, averiguar, etc;). Aprender da equipe de companheiros. Estudar, etc.
5- Um método simples de ordenar estes conhecimentos: Anotando em um caderno as observações e previsões. Corrigir os erros.
6- Os tipos de fatos a utilizar. Devem ser precisos, resumidos e claros. Devem ser verificáveis. Tem que raciocinar sobre o fato: ONDE, QUEM, QUANDO, COMO, etc. Situar o fato desde distintos pontos de vista (do interessado, do patrão, etc). Quais as causas do Fato. Partir de problemas concretos. Os fatos, acontecimentos são as ferramentas do militante (vida, denúncias e reivindicações).
7- Recorde sempre. Saiba observar. Saiba escutar. Saiba falar (fazer perguntas). Saiba tomar notas de vista e de ouvido. Atuar partindo de posições elaboradas é partir de reflexões medindo as consequências. O militante conhece razoavelmente leis, direitos e os explica.

Nenhum comentário: