OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

reivindicação

REIVINDICAÇÃO

A reivindicação é a ação de reivindicar, significa reclamar uma coisa nossa que está na posse de outro. Reivindicar é demandar para recuperar esta coisa, é reclamar e exigir, ter portanto um conteúdo de redistribuição da renda social.

Porque reivindicam os trabalhadores? Reivindicam para recuperar as condições dignas de existência como pessoa humana que são, condições que se projetam no plano econômico, político, social e cultural. Expressa a reivindicação uma necessidade ou uma aspiração sentida pelo conjunto dos trabalhadores.

O processo de reivindicação dos trabalhadores não é então ao azar, mas é feito em base a uma análise e informações constantes da realidade: do ambiente de trabalho, das necessidades, aspirações e problemas dos trabalhadores; do ambiente político do país do contexto internacional, etc. É um processo de conflito-confrontação, negociação onde medem forçãas, poderes. Neste sentido toda a reivindicação é política, expressa a política dos trabalhadores.

Toda reivindicação contempla o ambiente, as condições de trabalho e as condições de vida dos trabalhadores. Elas devem também ter umconteudo e uma perspectiva estratégica de mudança qualitativa da sociedade. De acordo com o tipo de ação desenvolvida a reivindicação pode ser defensiva ao reclamar a manutenção das conquistas (isto é permanente), e pode ser ofensiva ao tomar em iniciativa os trabalhadores. Uma reivindicação segundo o sujeito pode ser de toda uma classe, de um grupo ou de uma categoria.
Para o trabalho assalariado o sindicato é o instrumento básico de promoção e reivindicação dos trabalhadores para satisfazer suas necessidades. As reivindicações expressam em grande parte o poder dos trabalhadores. (ver: Greve, Sindicato)

Nenhum comentário: