OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

SOLIDARIEDADE

SOLIDARIEDADE

A qualidade do que é solidário, uma ligação reciproca de pessoas ou coisas, é utilizado com bastante frequência nas relações jurídicas ao referir-se como “responsabilidade solidária”. Podem ser estabelecidos “Pactos de Solidariedade” coletivos, uma espécie de contrato, onde são assumidas determinadas responsabilidades e obrigações, documento este que registrado em cartório possui valor jurídico (ver Código Civil Art. 896). Neste caso, a “solidariedade não se presume, resulta da lei ou da vontade das partes”.

A solidariedade é também um valor filosófico da ajuda mútua que inspirou e inspira movimentos sociais de intervenção na economia e na sociedade. Na sociologia pode-se ver o termo em E. Durkheim “solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica”. Na atualidade ressurge, especialmente na América Central, o “movimento solidarismo” e no Brasil existe um “Partido Humanista Solidarista-PHS” .

No cooperativismo a solidariedade e a ajuda mútua fazem parte dos valores do cooperativismo. É possível visualizar um aspecto pragmático e até quantitativo na atividade cotidiana da aplicação da solidariedade, através dos desdobramentos da seguinte premissa: ajudando meu vizinho, meu próximo, estou ajudando a mim mesmo. (Ver nota no verbete Precursores sobre a questão da reciprocidade)

Nenhum comentário: