OS CONCEITOS E A REALIDADE

CONCEITOS PRECISOS PERMITEM MELHOR INTERPRETAÇÃO E AÇÃO COMUM

TRABALHAR JUNTOS

Arquivo do blog

terça-feira, 4 de março de 2008

UNIDADE

UNIDADE

No movimento sindical a unidade é uma aspiração histórica, necessidade e característica imprescindível do poder dos trabalhadores, pois até o nome de sindicato em inglês se chama "UNION". A força dos trabalhadores vem da União. No Brasil tem sido objeto de polêmica, a idéia de UNIDADE devido a que foram polarizadas as forças e posições a favor ou contra Unidade; o eixo da questão é básicamente a apropriação do imposto sindical (ver); por isto é importante precisar que lutar pela unidade, autonomia e liberdade sindical significa:

a- Permitir a organização intersindical dos trabalhadores, ou seja fazer Centrais, pactos intersindicais, sem estar "ilegal".
b- Defender um movimento sindical com participação e democracia sindical com base em programas de ação.
c- Um sindicalismo sem intervenção do Estado controlando as finanças(para isto bastaria o Conselho Fiscal da Categoria) ou seguindo as pautas dos estatutos (para isto são suficientes a Assembléias dos sócios).
d- Significa organizar o sindicato como desejam e de acordo as necessidades.
e- Unidade é um processo constante de lutas por melhores condições de vida e trabalho para todos e não só para uma categoria de trabalhadores.
f- Unidade não significa que todos os trabalhadores pensem da mesma forma ou sejam todos do mesmo partido, unidade acontece constantemente discutindo, divergindo e mantendo a democracia interna e o pluralismo de idéias.Existem dois tipos de unidade: a de ação, mantendo a autonomia de cada organização é a unidade em base à um programa de ação e a unidade orgânica, de organizações.

Nenhum comentário: